terça-feira, 18 de março de 2008

Back here!


Ooops! Quase um mês sem postagens é morte certa para um blog. Melhor: é morte certa na Internet. Mas não foi tempo morto para mim: pelo contrário, foi um mês rico de experiências e de idéias. Estou tendo a sorte de trabalhar num projeto dos mais interessantes (vou reservar a confidencialidade) com gente das mais interessantes, também. Ou seja, o ano sabático de 15 meses chegou ao fim e é tempo de voltar ao batente.
Algumas das coisas que quero anotar neste regresso: as redes sociais, imperando absolutas. Orkut e Facebook somam mais de 100 milhões, e crescem. (Estou trabalhando num texto que devo postar logo mais aqui, a partir da leitura inspiradora de um livro de Zygmunt Bauman: Vida de Consumo, ainda não traduzido ao português). Outra: a publicidade online está, como tínhamos previsto (e dito e publicado) estourando finalmente no Brasil. Faz sentido: acompanha, como foi em outros mercados, a entrada maciça da banda larga. Se conheço um pouco este pais e seu mercado publicitário, a velocidade irá acelerar até que atinjamos, ou até superemos, os EUA. Isso significa crescer do pouco acima de 3% do bolo publicitário, que dá uns 550 milhões de reais, para algo próximo do 10%.
Vem grana aí! Mais uma: os sistemas de localização, que tiveram um grande impulso com a Google Earth y Google Maps, estão sendo um complemento perfeito para vários serviços (exemplo de rede social + mapas online é o belo yelp.com ; quando esse modelo será replicado no Brasil?). Ainda, o vídeo: a banda larga já é uma realidade no mundo, e a grande maioria das pessoas assiste vídeos na internet. Dominância total para YouTube (vejam o gráfico: YouTube é Google). Uma última, apenas para a auto-satisfação: o conteúdo aberto domina. Também dissemos aqui e em outro foros que iria acontecer... ou seja, o sentido comum parece estar funcionando quando se trata de fazer previsões.



3 comentários:

andres bruzzone disse...

A publicidade online está bombando!: http://publications.mediapost.com/index.cfm?fuseaction=Articles.showArticleHomePage&art_aid=78683

Anônimo disse...

http://www.paidcontent.org/entry/419-interview-david-hallerman-emarketer-despite-economic-weakness-online-ad

Anônimo disse...

http://www.informationweek.com/news/internet/ebusiness/showArticle.jhtml;jsessionid=TP2Q3SMDN5C32QSNDLPSKH0CJUNN2JVN?articleID=205901515&_requestid=570685